terça-feira, 24 de setembro de 2013

Jesus tornou-se homem.

Professor: ______________________________________________ Data: ___/____/___

Tema: Jesus tornou-se homem!

Versículo para Memorizar: “E o verbo se fez carne e habitou entre nós”. (Jo 1:14a) Explicar que Jesus é espírito (o espírito é invisível, não vemos) mas se tornou em corpo e veio a este mundo para anunciar a salvação.

 Objetivo: Ensinar as crianças que Deus enviou o Seu Filho porque Ele nos ama.

 Quebra-Gelo: O líder deve pedir a todos os participantes que se apóiem um no outro, segurando no braço do outro participante ou colocando a mão no ombro. Peça aos participantes que levante uma perna e a outra continua apoiada no chão, pule para frente, pule para o lado direito e depois para o lado esquerdo, dar um giro e voltar na mesma posição, tudo isso com uma perna só e se apoiando no outro. Mensagem: Não podemos viver sozinhos porque podemos cair, precisamos um do outro!

 Leitura da Bíblia: João 1:10-14

 Mensagem: Cristo deixou a glória de Deus e virou gente. Nós já sabemos que existe somente um Deus e que criou todas as coisas que existem. Mas a Sua maior criação foi o homem. O plano de Deus era que o homem recebesse a Sua vida, assim, ele viveria para sempre com Deus. Mas, quando o homem pecou, tudo mudou. Ele passou a viver longe da presença de Deus. A única maneira de ter o homem de volta era se o próprio Deus viesse buscá-lo. Foi isso que Deus fez. Ele deixou a Sua glória e tornou-se um ser humano, igualzinho como você era dentro da barriga de sua mãe. Ele nasceu, depois cresceu e tornou-se um homem. Deixem- me contar uma história interessante. Certa vez um homem, que costumava passar horas trabalhando no seu quarto, começou a observar que, sempre à tardezinha, um lindo passarinho vinha comer das migalhas de pão, que ele deixava na sua janela. Dia após dia, o mesmo passarinho chegava devagarzinho, pousava sobre a janela e comia os pequenos pedaços de pão. O homem começou a observar como aquele passarinho era lindo, mas, sempre que ele se aproximava para tocá-lo, o passarinho voava e ia embora. O passarinho não sabia que o homem queria apenas tocá-lo, por isso ele se assustava e ia embora. Então, aquele homem pensou; só haveria um jeito de chegar perto daquele passarinho sem assustá-lo, era se tornando um passarinho igual a ele. Deus, era como esse homem da história, ele queria muito ficar perto do homem que Ele criou, porque Deus o ama. Mas a única maneira de Deus se aproximar do homem e se relacionar com ele era se tornando também um homem. Foi isso que Deus fez. Ele enviou Seu Filho, que se tornou um ser humano e veio morar na Terra entre as pessoas. Ele veio de Deus e viveu aqui neste mundo para ensinar sobre o amor de Deus e o Seu desejo de viver com as pessoas para sempre! O que Jesus fez foi algo muito difícil, mas Ele fez por amor. Porque Ele nos ama!



O batismo de Jesus

Professor: ________________________________________________ Data: ___/___/___

Tema: O batismo de Jesus

Líder, NÃO leia o estudo para as crianças, estude-a antes da reunião.

Versículo para Memorizar: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para que os seus pecados sejam perdoados..” Atos 2:38

Objetivo: Ensinar às crianças que no batismo, eu confesso, diante das pessoas, que Jesus é meu Senhor e meu Salvador!

 Quebra-Gelo: O que significa o batismo nas águas? Líder espere a resposta de cada um. Hoje vamos aprender o que significa o batismo.
 Leitura da Bíblia: João 1: 29-34

 Mensagem: No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Este é aquele do qual eu disse: Após mim, vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre Ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus. Este era Jesus o Cordeiro que pode tirar o pecado do mundo. Jesus tomou uma atitude e ninguém esperava que ele sendo Deus pedisse para ser batizado, mas ele foi exemplo em tudo. Por isso devemos tomar a decisão de se batizar. Quantos aqui têm mais que 10 anos? Então você deve começar a se preparar para o batismo, é claro que deve ser com a autorização de seus pais. Agora vocês que tem menos de 10 anos deve esperar com paciência porque na hora certa seu batismo vai acontecer.
O batismo é uma confissão que fazemos perante todos, que um dia conheceram as nossas vidas, antes de Jesus. Batismo significa morrer para o mundo e viver uma nova vida com Cristo! Você deixou a prática do pecado do roubo, da mentira, da desobediência etc.

(Líder conte seu testemunho e como foi o seu batismo).

Exercício de fixação: Pegue uma vasilha com água e objetos, como: pedra, colher pequena, uma saboneteira vazia, um botão, e uma esponja de louça, etc. Mostre cada um dos objetos pra crianças e pergunte para cada uma delas se qual dos objetos afunda e qual não afunda. Depois faça junto com elas os testes. Moral: Levar as crianças a entenderem a importância de ser testemunha de um fato, pois assim é com o batismo nas águas, ele é um testemunho público.



Última Santa Ceia

Professora: _____________________________________________ Data: ___/___/___

Estudo:  A Última ceia

 Objetivo: Levar as crianças a saberem da importância da Ceia.

Quebra-Gelo Você já fez uma ceia com a sua família? Como foi?

Versículo para Memorizar: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim, e eu vivo nele”. João 6:56

Referência Bíblica: Lucas 22:7-20 e João 13:1-15

 Mensagem: Faltava somente um dia para a Festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado à hora de deixar este mundo e ir para o Pai. Ele sempre havia amado os seus que estavam neste mundo e os amou até o fim. Jesus e os seus discípulos estavam jantando. O Diabo já havia posto na cabeça de Judas, filho de Simão Iscariotes, a idéia de trair Jesus.  Jesus sabia que o Pai lhe tinha dado todo o poder. E sabia também que tinha vindo de Deus e ia para Deus. Jesus pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e o deu aos apóstolos, dizendo: — Isto é o meu corpo que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim. Depois, do mesmo modo deu a eles o cálice de vinho, dizendo: — Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue, derramado em favor de vocês.  Então se levantou, tirou a sua capa, pegou uma toalha e amarrou na cintura.  Em seguida pôs água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha. Quando chegou perto de Simão Pedro, este lhe perguntou: — Vai lavar os meus pés, Senhor? Jesus respondeu: — Agora você não entende o que estou fazendo, porém mais tarde vai entender!  — O senhor nunca lavará os meus pés! — disse Pedro. — Se eu não lavar, você não será mais meu discípulo! — respondeu Jesus. — Então, Senhor, não lave somente os meus pés; lave também as minhas mãos e a minha cabeça! — pediu Simão Pedro.  Aí Jesus disse: — Quem já tomou banho está completamente limpo e precisa lavar somente os pés. Vocês todos estão limpos, isto é, todos menos um. Jesus sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: “Todos menos um.” Depois de lavar os pés dos seus discípulos, Jesus vestiu de novo a capa, sentou-se outra vez à mesa e perguntou: — Vocês entenderam o que eu fiz? Vocês me chamam de “Mestre” e de “Senhor” e têm razão, pois eu sou mesmo.  Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros. Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o que eu fiz. Passado um tempo ali, Jesus e os seus discípulos cantaram um hino e foram para o Monte das Oliveiras.


Aplicação: Jesus soube o tempo todo do plano da cruz, afinal Ele veio para a terra justamente para isso. E Ele sabia também que seria uma coisa muito difícil, dolorosa, horrível, e por isso Ele precisava estar na companhia dos discípulos para que, até o final da sua missão, pudesse estar ao lado deles, encorajando e fortalecendo-os. Para os judeus, o pão e o vinho já eram elementos essenciais para uma ceia, mas naquele momento eles tinham ganho um novo significado. O vinho simbolicamente representava o sangue de Jesus, e o pão, o corpo. E é por essa razão que até hoje tomamos a ceia todos os meses em nossas igrejas para nos lembrarmos do sacrifício de Jesus e anunciarmos a Sua morte, até que Ele venha, maranata!


Jesus acalma tempestade

Professora: ______________________________________________ Data: ___/___/___

Estudo:  “Jesus acalma a tempestade”

 Líder, NÃO leia o estudo para as crianças, estude-a antes da reunião.

 Objetivo: Ensinar as crianças que o nosso socorro vem do Senhor, o nosso Deus!

 Quebra-Gelo: O que você faz quando sente medo?

 Versículo para Memorizar: “Então clamam ao SENHOR na sua angústia; e Ele os livra das suas dificuldades.”   Salmo 107:28

Líder, peça depois para as crianças declararem este versículo na 1º pessoa: “Então clamo ao Senhor, na minha angústia; e Ele me livra das minhas dificuldades.” Salmo 107:28
Referência Bíblica: Mateus 8:23-27

Mensagem:   Certo dia, Jesus entrou no barco com os seus discípulos.  Eles foram  atravessar para o outro  lado do lago.   Enquanto os discípulos remavam, Jesus adormeceu.  De repente, começou uma grande tempestade.  As águas começaram a encher o barco.  Os discípulos ficaram aterrorizados, com muito medo!  Eles foram apressadamente chamar Jesus, que dormia tranquilamente.  “Mestre, Mestre, nós estamos perecendo!”   Jesus, ao ouvir isso, se levantou, e repreendeu o vento e a fúria das águas.  O vento cessou e houve uma grande calmaria.  Os discípulos, admirados, comentavam:  “Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”

 Aplicação: Os discípulos de Jesus o seguiram, entrando no barco, em direção a província dos gadarenos, Jesus foi descansar, e nisso uma grande tempestade se levantou contra o barco em que eles estavam. Nessa passagem da Bíblia, nós percebemos que Jesus queria testar a fé dos discípulos, porque apesar da tempestade, eles deveriam saber que o poder de Jesus iria livrá-los da morte. Muitas vezes isso acontece conosco. Às vezes, o próprio Deus usa as  situações de sofrimento para que a nossa fé Nele e no Seu poder seja provada. Essas situações podem ser: um acidente, um problema na família, os seus pais perderem o emprego... Não importa o que aconteça, mantenha a sua fé em Deus, ele nunca vai te desamparar. Quando você precisar de ajuda clame por Jesus, Ele irá te socorrer!







Jesus abençoa as crianças.

Professora: _________________________________________________ Data : ___/___/___

Estudo : “Jesus abençoa as crianças”

Líder, NÃO leia o estudo para as crianças, estude-a antes da aula.       
         
 Objetivo: Ensinar às crianças que Jesus tem um carinho muito especial por elas.

Quebra-Gelo: Líder coloque um espelho dentro de uma caixa, ambos devem ser no mínimo de tamanho médio. Peça para que cada criança abra a caixa e veja o que tem dentro sem contar a ninguém o que viu, e diga que dentro da caixa tem algo que é muito especial para Jesus. Em seguida, peça para as crianças compartilharem o que elas pensavam que tinha dentro da caixa, antes de abri-la, ou qual foi a sensação, ao verem o rosto delas refletido pelo espelho, sabendo que elas são especiais para Jesus.

Versículo para Memorizar: “Disse Jesus: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele.” Marcos 10:15

Referência Bíblica: Marcos 10:13-16

Mensagem: Jesus foi para a Judéia, e uma multidão o seguia.  Algumas pessoas levaram as suas crianças a Jesus para que ele as abençoasse, mas os discípulos repreenderam aquelas pessoas. Quando viu isso, Jesus não gostou e disse: — Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele. Então Jesus abraçou as crianças e as abençoou, impondo as mãos sobre elas.

Aplicação: Naquela época, era comum levar as crianças para serem abençoadas pelos sacerdotes e mestres da época, por isso algumas mães levaram seus filhos para serem abençoados por Jesus.  Mas os discípulos achavam que Jesus estava ocupado demais, ensinando as pessoas, e que Ele não poderia ser interrompido por causa de algumas crianças. Mas isso não era o que Jesus pensava! Ele além de receber as crianças com muito carinho, ensinou as pessoas que estavam  ouvindo os seus ensinamentos, o quão importante elas eram! Hoje as crianças não são muito valorizadas pelas pessoas, por isso vemos muitas crianças hoje querendo ser mais velhas. Mas Jesus ensina exatamente o contrário, se uma pessoa adulta, jovem, velha, não for igual a uma criança em sua inocência e pureza não entrará no Reino dos Céus! Toda a vez que você se sentir desprezado ou desvalorizado por ser uma criança, sempre se lembre que Jesus gostaria que todas as pessoas fossem crianças, como você!






Jesus e sua familia foge para o Egito.

Professora:______________________________________________ Data:___/___/___

Estudo: Jesus e sua família fogem para o Egito

Líder, NÃO leia o estudo para as crianças, estude-a antes da aula.

Objetivo: Ensinar as crianças que Deus nos protege de todo o mal, mas temos também que fazer a nossa parte tomando cuidado e nos protegendo de qualquer perigo.

 Quebra-gelo: Fale uma coisa que seus pais ou o líder falou pra você não fazer porque era perigoso?

Versículo para Memorizar: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.” Sl 34:7

 Referência Bíblica: Mateus 2:13-23

 Mensagem: Depois de algum tempo que Jesus tinha nascido, um anjo apareceu a José em um sonho. Deus lhe disse, através do anjo: “ Levante-se, pegue a criança e a sua mãe e fuja para o Egito. Fiquem lá até eu avisar, pois Herodes está procurando a criança para matá-la.” O rei Herodes queria matar o bebê Jesus, porque ele tinha medo de que Jesus iria assumir o seu reino. Então José se levantou no meio da noite, pegou a criança e a sua mãe e fugiu. Eles viajaram para o país do Egito, que fica na África. Há muito tempo atrás, pessoas construíram edifícios grandes em forma de triângulo, chamados pirâmides. José e Maria provavelmente viram as pirâmides. Eles viajaram, montados em burros para o Egito.
José obedeceu a Deus e fugiu imediatamente, porque o rei Herodes decidiu matar todos os meninos de Belém para se certificar de que Jesus não iria viver. Herodes não tinha idéia de que Deus estava protegendo Jesus.
Depois que Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu num sonho a José, no Egito, e disse: — Levante-se, pegue a criança e a sua mãe e volte para a terra de Israel, pois as pessoas que queriam matar o menino já morreram. Então José se levantou, pegou a criança e a sua mãe e voltou para a terra de Israel. Mas, quando ficou sabendo que Arquelau, filho do rei Herodes, estava governando Judéia no lugar do seu pai, teve medo de ir morar lá. Depois de receber num sonho mais instruções, José foi para a região da Galiléia e ficou morando numa cidade chamada Nazaré. Deus, há muito tempo atrás, através dos profetas, já tinha dito a seu povo que Jesus iria crescer em Nazaré: “O Messias será chamado de Nazareno.” Novamente, Deus manteve sua promessa.
 Aplicação: José poderia ter ignorado o aviso do anjo e continuar onde estava. Poderia ter pensado que Deus não deixaria nenhum mal acontecer com Jesus. Mas muito pelo contrário, na mesma noite José fugiu com a sua família para o Egito, ali estariam seguros, principalmente Jesus que era o maior alvo da maldade de Herodes. Depois da morte do Rei, José saiu do Egito, e voltou com a família para Israel. Eles foram morar em Nazaré. Sabemos que Deus é poderoso para nos proteger de qualquer pessoa com más intenções, acidentes e perigos diversos. Mas precisamos fazer a nossa parte, nos proteger, ser cuidadosos para não nos machucarmos.





Jesus no Templo

Professora: ___________________________________________   Data: ___-___-___

Estudo: Jesus no templo

Líder, NÃO leia o estudo  para as crianças, estude-a antes da aula.

 Objetivo: Ensinar às crianças a amar a casa de Deus.

Quebra-gelo: Qual é a parte que você mais gosta do culto?

Versículo para Memorizar: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”
( Salmos 122:1)

 Referência Bíblica: Lucas 2:41-52

Mensagem: Maria e José levaram o menino Jesus para Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Em Jerusalém morava um homem chamado Simeão. Ele era bom e piedoso e esperava a salvação do povo de Israel. Quando os pais levaram o menino Jesus ao Templo para fazer o que a Lei manda, Simeão pegou o menino no colo e louvou a Deus. Ele disse: Agora, Senhor, cumpriu a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz. Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença de todos os povos. O pai e a mãe do menino ficaram admirados com o que Simeão disse a respeito de Jesus. Jesus, mesmo sendo o Filho de Deus, teve uma infância normal, ele era igual às outras crianças. Ele cresceu na cidade de Nazaré. José ensinou Jesus a ser carpinteiro (pessoa que trabalha com a madeira para construção). Mas ele também ensinou Jesus sobre os mandamentos da Lei de Deus. Todos os anos os pais de Jesus iam a Jerusalém para a Festa da Páscoa. Nesta festa, os judeus comemoravam a libertação dos israelitas da escravidão no Egito. Quando Jesus tinha doze anos foi junto com os seus pais à Festa, conforme o seu costume. Depois que a Festa acabou, eles viajaram de volta para casa. Mas, Jesus tinha ficado em Jerusalém, e os seus pais não sabiam disso. Então começaram a procurá-lo entre os parentes e amigos. Como não o encontraram, voltaram a Jerusalém para procurá-lo. Três dias depois encontraram o menino num dos pátios do Templo, sentado no meio dos mestres da Lei, ouvindo-os e fazendo perguntas a eles. Todos os que o ouviam estavam muito admirados com a sua inteligência e com as respostas que dava. Quando os pais viram o menino, também ficaram admirados. E a sua mãe lhe disse: Meu filho, por que foi que você fez isso conosco? O seu pai e eu estávamos muito aflitos procurando você. Jesus respondeu: Não sabiam que eu devia estar na casa do meu Pai? Mas eles não entenderam o que ele disse. Então Jesus voltou com os seus pais para Nazaré e continuava a ser obediente a eles. E Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.

 




Jesus transforma água em vinho.

Professor:_______________________________________________ Data: ___/___/___

Estudo:  “Jesus transforma água em vinho!”

Líder, NÃO leia o estudo para as crianças, estude-a antes da aula.

Objetivo: Ensinar às crianças que Jesus pode realizar qualquer milagre, e que Ele pode e deseja sempre nos dar o melhor.

Quebra-Gelo: Você já viu um milagre acontecer? Conte como foi.

Versículo para Memorizar: “Deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.” João 2:11

Referência Bíblica: João 2:1-11

 Mensagem: Jesus e seus discípulos foram convidados para um casamento em Caná da Galiléia. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. Jesus disse: “Que tenho eu contigo? Ainda não chegou a minha hora.” Maria, talvez não compreendesse o que Jesus dissera, mas mesmo assim ordenou aos empregados: “Façam tudo o que ele mandar.” Ali perto estavam seis potes de pedra; em cada um cabiam entre oitenta e cento e vinte litros de água. Jesus transformou a água em vinho. Em seguida Jesus disse: “Agora tirem um pouco da água destes potes e levem ao mestre da festa.” Ele derramou um pouco de vinho que Jesus tinha feito. Então o mestre da festa provou a água, e a água tinha virado vinho. Ele não sabia de onde tinha vindo aquele vinho, mas os empregados sabiam. Por isso ele chamou o noivo e disse: “Todos costumam servir primeiro o vinho bom e, depois, no final da festa, o vinho comum. Mas você guardou até agora o melhor vinho!” E este foi o primeiro milagre de Jesus!
 Aplicação: Jesus, sua família e seus discípulos estavam participando da festa de um casamento. Ao perceber que o vinho tinha acabado, Maria foi falar com Jesus para pedir ajuda. E você? Quem você procura primeiro quando está com um problema? Não se esqueça que Jesus, o Filho de Deus, é o Seu melhor amigo, você pode confiar que ele vai te ajudar! Jesus fez um vinho novo, e o vinho que Ele fez foi ainda melhor do que o primeiro vinho. Quando confiamos em Jesus para nos dizer o que fazer ou para nos dar o que precisamos, Ele sempre nos dá o melhor, mesmo que não pareça ser o melhor para nós. Pode ser que, na hora você não entenda o que Jesus está fazendo, mas você deve sempre confiar no Senhor e Salvador, pois Ele quer o seu bem.